terça-feira, 2 de junho de 2015

Varicocele

Varicocele
 
Varicocele é a dilatação das veias presentes dentro do escroto, a bolsa de pele solta abaixo do pênis que detém os testículos. Essa condição também é conhecida como varizes do testículo ou varizes do escroto, pois a dilatação das veias é muito parecida com a que acontece nas pernas, no caso das famosas varizes.

Causas

O cordão espermático é responsável por transportar o sangue para os testículos. As causas da varicocele ainda não são totalmente claras para a ciência, mas muitos especialistas acreditam que a varicocele se forma quando as válvulas de dentro das veias do cordão espermático impedem que o sangue flua adequadamente. Isso faz com que o sangue retroceda, causando inchaço e alargamento das veias. Esse é basicamente o mesmo processo que leva à formação de veias varicosas, ou varizes, muito comuns nas pernas.                                                                        

Fatores de risco

A varicocele é mais comum na puberdade, mais exatamente em homens entre os 15 e os 25 anos, sendo a idade o único fator de risco que efetivamente contribui para o desenvolvimento do problema.
No entanto, pesquisas recentes indicam que o excesso de peso também pode estar relacionado à ocorrência de varicocele. Ainda não há comprovações científicas a respeito disso.                                            

Sintomas de Varicocele

Homens com varicocele geralmente não manifestam sinais ou sintomas. Raramente há ocorrência de dor, que pode:

  • Variar de intensidade, sendo desde um leve desconforto a uma dor intensa
  • Aumentar com a prática de exercícios físicos
  • Piorar ao longo do dia
  • Melhorar se o homem deitar de costas.

Com o tempo, varicoceles podem aumentar de tamanho e tornar-se mais visíveis. Pode haver também atrofia testicular ou sinais de infertilidade.     

Tratamento de Varicocele

Muitas vezes o tratamento para varicocele pode ser dispensado. No entanto, se o paciente estiver com dor e apresentar outros sintomas, como atrofia testicular ou infertilidade, ou se estiver pensando em técnicas de reprodução assistida, o paciente pode precisar ser submetido à reparação cirúrgica das varicoceles. O objetivo da cirurgia é lacrar as veias afetadas para redirecionar o fluxo de sangue para as veias normais. Em casos de infertilidade masculina, o tratamento de varicocele pode melhorar ou até mesmo sanar o problema, pois ajuda a melhorar a qualidade dos espermatozoides e aumenta sua produção também.


Natália, Rodrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário